Ar Condicionados – BTUs por metro quadrado

12/10/2012 23:22

Em um país tropical como o Brasil, em que as temperaturas se mantêm acima dos trinta graus durante boa parte do ano, a climatização dos ambientes não pode ser considerada um item de luxo, mas uma necessidade. A queda dos preços, aliada à facilidade de crédito e parcelamento, tem levado cada dia mais pessoas a decidir pela compra do seu primeiro aparelho de ar-condicionado ou pela troca do existente por um modelo mais novo. Uma excelente opção para aqueles que buscam um pouco mais de conforto em sua casa ou no ambiente de trabalho.

A variedade de preços e modelos geram muitas dúvidas e questionamentos no momento da compra. Neste tutorial vamos esclarecer sobre os tipos de aparelhos de ar condicionado, potência dos aparelhos em BTU e o cálculo para dimensionamento de ar-condicionado split.

Categorias

As duas principais categorias de ar condicionado disponíveis no mercado são os de janela, e os split. Os primeiros são compostos por uma única unidade, possuem funcionamento mais simples e são mais baratos, no entanto consomem mais energia e produzem um maior nível de ruído. Já os aparelhos do tipo split são compostos por duas unidades, a evaporadora, que fica na parte interna do ambiente; e a condensadora, localizada em uma área externa, que é responsável pela dispersão do calor e envio do ar frio ao cômodo. São um pouco mais caros, mas ocupam menos espaço interno, são mais eficientes na refrigeração, consomem menos energia e possuem design mais moderno e atrativo.

Potência

Decidida a categoria, o passo seguinte é escolher a potência correta do aparelho para proporcionar refrigeração adequada ao ambiente. Ela é definida através da quantidade de BTU’s – British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. Quanto maior o valor, maior a capacidade de refrigeração.

Cálculo

O cálculo de ar condicionado split é realizado através do coeficiente de carga térmica, definido pela norma NBR 5858 da ABNT. Os principais fatores levados em consideração para obter o melhor resultado são o tamanho do cômodo, direção e horários de incidência solar, isolamento do ambiente, quantidade de janelas, número de pessoas que utilizam o local com frequência e os aparelhos eletroeletrônicos que permanecem ligados no recinto.

De forma simples, podemos utilizar para o cálculo os seguintes valores, que somados, oferecem um valor bastante próximo da precisão da norma:

BTUS Watts

 

Na hora de comprar um aparelho de ar condicionado a preocupação sempre é a de tornar um determinado ambiente mais confortável para o lazer, descanso, ou trabalho. Mas qual a capacidade do ar condicionado que poderá climatizar satisfatoriamente este ambiente? Qual a importância da escolha da capacidade correta?

Dimensionar corretamente a capacidade do aparelho de ar condicionado de acordo com a necessidade do ambiente é essencial para se obter o melhor conforto térmico com o menor gasto de energia elétrica.

A capacidade dos aparelhos de ar condicionado é medida em BTU's (Significa Unidade Térmica Britânica por hora). Por ser uma unidade britânica não tem nenhuma relação com nosso sistema centigrado, a quantidade de 1 BTU é definida como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau fahrenheit.

Para sabermos a capacidade correta do aparelho de ar condicionado devemos saber quantas pessoas e equipamentos elétricos que emitem calor estarão presentes no ambiente, além disto devemos considerar fatores como o nível de insolação, ou seja, se o ambiente é exposto a no máximo o sol da manhã, ou se nele incide o sol da tarde ou do dia todo.

Podemos determinar a capacidade de BTU's através de uma tabela pronta, ou realizando o cálculo personalizado.

Tendo como base a presença de duas pessoas no ambiente podemos seguir a seguinte tabela:

Tamanho do Ambiente

Sol de Manhã

Sol à Tarde ou o Dia Todo

até 10 m2

até 7.500 BTU's

até 7.500 BTU's

12 m2

7.500 BTU's

10.000 BTU's

15 m2

10.000 BTU's

10.000 BTU's

20 m2

12.000 BTU's

12.000 BTU's

25 m2

12.000 BTU's

15.000 BTU's

30 m2

15.000 BTU's

18.000 BTU's

40 m2

18.000 BTU's

21.000 BTU's

50 m2

21.000 BTU's

30.000 BTU's

60 m2

21.000 BTU's

30.000 BTU's

70 m2

30.000 BTU's

30.000 BTU's

Para cada pessoa ou equipamento eletrônico a mais no ambiente acrescentar 600 BTU's.

Se preferir realizar um cálculo mais personalizado pode-se utilizar a regra de 600 BTU's por m² (metro quadrado) para até duas pessoas, e mais 600 BTU's por pessoa ou equipamento que emita calor no ambiente. Por exemplo, em um quarto de 12m² em que durmam duas pessoas e possua um aparelho de televisão que fica ligado durante boa parte da noite, o cálculo seria: 12m² x 600 = 7200 + 600 = 7800 BTU's.

Caso o ambiente sofra com a exposição ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTU's por metro quadrado para até duas pessoas. Aparelhos adicionais e outras pessoas continuam acrescentando 600 BTU's ao resultado final. No exemplo acima teríamos: 12m² x 800 = 9600 + 600 = 10200 BTU's.

A capacidade correta trará como benefício um ambiente mais agradável e economia de energia elétrica, uma vez que o aparelho de ar condicionado poderá interromper seu funcionamento durante uma maior parte do tempo se comparado a um aparelho de menor capacidade para o mesmo ambiente.

 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode