COMUNICAÇÃO PELA REDE ELÉTRICA

23/09/2012 22:28

    A quantidade de fios que precisamos conectar em nossos computadores para que eles funcionem ainda é grande. Para diminuir estas conexões surgiram as redes sem fio mas mesmo que seu micro tenha uma bateria de longa duração, em algum momento você vai precisar conectá-lo à tomada de energia.

    Sendo assim, que tal utilizarmos a infra-estrutura da rede elétrica para também fazer a transmissão de dados? Pois é este o objetivo, e a grande vantagem, da tecnologia chamada de PLC (Power Line Communication) ou BPL (Broadband Power Line) surgida experimentalmente na Inglaterra no ano de 1991.

    Esta tecnologia está baseada na transmissão dos dados em freqüências (1,7MHz a 30MHz) muito superiores as utilizadas pela energia elétrica (60Hz). Com isto a rede de dados pode "compartilhar" o meio físico com a alimentação elétrica.

    A Anatel elaborou um regulamento preliminar que estabelece as condições de uso da rede elétrica. Este regulamento esteve sob consulta pública entre 26 de agosto a 26 de setembro e recebeu 220 propostas de alteração. Agora as contribuições estão em análise pela área técnica do orgão regulador e o texto final será submetido à aprovação do Conselho Diretor da agência.

    Os testes preliminares com a tecnologia PLC em nosso país alcançaram velocidades entre 1 a 16 Mbps sendo a menor taxa de transmissão estabelecida localmente para esta tecnologia é de 2 Mbps.

    O PLC não é tão simples e barato de ser adotado como se pode imaginar pois depende de uma boa rede elétrica, incluindo a de cada usuário, assim como sua impossibilidade de transmitir dados através de transformadores, filtros de linha ou estabilizadores, o que pode limitar seu uso.

    Para fazer a transmissão de dados pela rede elétrica você vai precisar de adaptadores que ficam conectados a cada tomada e que tem a função de "separar" os sinais de dados dos sinais da rede elétrica e entregá-los aos computadores através de conexões ethernet/fast-ethernet ou USB.

    Ainda existem muitos questionamentos por entidades ligadas a radiocomunicação quanto a possibilidade do PLC interferir em diverso tipos de comunicações por rádio, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência.

    É esperar para ver. Quem sabe em breve a rede elétrica da sua casa ou escritório pode entregar muito mais do que somente energia.
 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode