Quadros elétricos

29/09/2012 18:38

De acordo com o item 6.5.4 da ABNT NBR 5410:2004, os quadros montados em fábrica devem atender à norma ABNT NBR IEC 60439-1 e os quadros montados em obra devem apresentar segurança e desempenho equivalentes aos montados em fábrica. Isto significa que os quadros montados e obra devem ser inspecionados e testados conforme as recomendações da norma mencionada.

Devem ser previstos espaços de reserva no interior dos quadros visando a futuras ampliações. O espaço mínimo a ser deixado no quadro está indicado na Tabela 59 da norma reproduzida a seguir.

Tabela 59 – Espaço de reserva em quadros 

Quantidade de circuitos

efetivamente disponível N

Espaço mínimo destinado a reserva

(em número de circuitos)

Até 6 2
7 a 12 3
13 a 30 4
N > 30 0,15 N

Por exemplo, um quadro com dez circuitos, não importando se são circuitos monofásicos, bifásicos ou trifásicos, deve possuir, no mínimo, três espaços destinados a futuros circuitos. Uma boa prática de engenharia, neste caso, é prever para cada um dos três circuitos o maior espaço possível, ou seja, se existirem circuitos trifásicos no quadro, então podem ser previstos espaços para três futuros circuitos trifásicos. Se existirem circuitos bifásicos e não trifásicos, então se prevêem três espaços para circuitos bifásicos e o mesmo no caso de apenas existirem circuitos monofásicos.

É muito importante lembrar ainda que os quadros devem prever espaços para a instalação imediata ou futura de dispositivos protetores de surto (DPS), além dos dispositivos diferenciais residuais praticamente obrigatórios.

Os quadros elétricos também devem possuir, além da porta (externa) uma tampa interna que serve de barreira na proteção contra choques elétricos. 

Os quadros devem ser instalados em locais de fácil acesso, sem objetos que obstruam a sua abertura, longe de botijões e pontos de gás. A menos que sejam especificamente construídos para esta finalidade, os quadros não devem ser instalados em locais frequentemente molhados ou com muita umidade, como no interior de banheiros com chuveiros ou em saunas.

Os quadros devem possuir identificação pelo lado externo que seja legível e não facilmente removível. Todos os seus componentes devem ser identificados de tal forma que possam ser reconhecidos os circuitos a eles associados e as suas funções. Estas identificações devem ser legíveis e corresponderem à notação que foi utilizada no projeto.

Em 6.5.4.10 e 6.5.4.11 da ABNT NBR 5410:2004, surge uma importante exigência, qual seja, a fixação no quadro (externa ou internamente) vinda de fábrica ou fixada na obra de uma advertência conforme indicado na Figura 1.

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode