Por que Dimensionar Condutores

04/03/2013 20:45

    Para que dimensionar um condutor, se utilizando cabos 2,5mm² geralmente já atende a maioria das cargas numa residência?

 

    Se o cabo de 2,5mm² suporta 10A, por que temos que muda-lo se a carga estiver muito distante do quadro geral? Ou então, por que o dimensionamento depende do número de condutores no mesmo eletroduto?

 

     Tudo está atrelado ao efeito Joule. O que limita a corrente num determinado cabo é a temperatura que o cabo alcança em regime permanente. A maioria, de isolação PVC, tem temperatura máxima de 70ºC. Ou seja, ele poderá servir de passagem de corrente sob condições de temperatura máxima de 70ºC.·.

               

    Agora como saber se o cabo suporta 5, 10 ou 20A? Depende dos fator que influenciarão (vamos tomar como base um cabo X conhecido com isolação em PVC):

 

    Aquecimento próprio: ao passar corrente no cabo X, que tem uma  resistência associada (à qualidade do condutor (cobre, alumínio), seção e  comprimento), gera-se efeito Joule, que faz com que o cabo aqueça. Este aquecimento não deverá ultrapassar os 70ºC.

 

    Temperatura ambiente quanto maior for a temperatura ambiente, o cabo X em questão suportará uma menor corrente, pois mais facilmente ele chegará à sua temperatura máxima de 70ºC.

 

    Temperatura do solo: apenas se o cabo passar por baixo do piso, pela mesma razão acima. Número de circuitos no mesmo eletroduto: cada cabo produz efeito Joule. Deste modo, quando mais cabos for colocados num mesmo trecho, um esquentará o outro. Por isso que quanto maior for o número de cabos juntos num mesmo trecho, menor será a capacidade de condução do condutor X, pois além de seu aquecimento próprio, o aquecimento dos outros cabos também o esquentará.

 

    Distância do quadro até o equipamento: aqui não entra mais a questão do efeito Joule, mas apenas quanto à queda de tensão. O produto entre a resistência ôhmica do cabo (fixa) e a corrente que passa por ele dará a queda de tensão. Quanto maior essa resistência, maior a queda. Para baixar tal valor, sobredimensiona-se o cabo.

 

    Mas o que se faz em projetos não é calcular o efeito Joule. Os projetistas majoram o valor da corrente de projeto, levando em consideração os itens supracitados, obtendo assim o valor da corrente corrigida. Essa corrente corrigida é maior do que a corrente real do circuito e serve apenas como base para o dimensionamento dos condutores

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode