Brasil vive crescimento do setor de Energia

Não é novidade nenhuma. O setor de produção e exploração de óleo e gás está em plena expansão no Brasil. Jornais e revistas publicam, diariamente, matérias sobre os investimentos das empresas em pesquisa e desenvolvimento, assim como o aumento da demanda de mão de obra. Petróleo e gás natural são essenciais para o desenvolvimento de um país e desempenham um papel importante no cenário econômico mundial.

Descoberto na década de 1930, na Bahia, o primeiro campo de petróleo do Brasil motivou o governo a procurar por outros campos da riqueza ao longo do território nacional. Em 1968, foi desenvolvido o primeiro projeto de extração em águas profundas. E, em 1974, a então maior reserva de petróleo do país, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, foi descoberta. Com o passar do tempo, o Brasil se tornou um dos únicos países a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.

Atualmente, o país ocupa a 16ª posição no ranking mundial quanto às reservas de petróleo. A descoberta de outras bacias e o fim do monopólio estatal de exploração petrolífera estabeleceram uma nova era para a produção de petróleo brasileira. Em 2003, nossa capacidade de produção passou a suprir mais de 90% da demanda. Em 2006, esse volume de produção conseguiu superar, pela primeira vez, o valor da demanda total da economia, atingindo, finalmente, a tão sonhada autossuficiência.

Mercado em expansão

A conquista da autossuficiência contribuiu para o desenvolvimento da economia e o aumento das vagas de emprego. E o setor não para de crescer. Em 2007, foi anunciada a descoberta de uma nova fronteira de exploração na chamada camada pré-sal. Essas reservas são encontradas a até sete mil metros de profundidade e apresentam poços em excelente estado de conservação, com grande potencial produtivo. Estima-se que essa nova fase será capaz de mais do que dobrar o volume de produção de óleo e gás do Brasil até 2020.

As descobertas de novos campos continuam acontecendo e as reservas provadas de petróleo no Brasil não param de crescer. Isso movimenta toda a economia brasileira. Os investimentos não se dão apenas nas novas tecnologias de exploração. O desenvolvimento do transporte para suportar o aumento de produção também preocupa. Por isso, foi criado o PROMEF - Programa de Modernização e Expansão da Frota. Isso significa que a necessidade de mão de obra também será grande, tanto nos estaleiros, na construção das embarcações, quanto nos próprios navios, que, depois de prontos, terão de ter pessoal capacitado para operá-los.

Assista ao vídeo sobre a conquista do pré-sal com depoimentos dos profissionais envolvidos.

Acompanhe a viagem de milhares de quilômetros que o petróleo faz do Oceano até a sua casa.

Descubra quais são os desafios tecnológicos com a descoberta de petróleo na camada do pré-sal.

Conheça a exploração do reservatório de Siri, na Bacia de Campos, pioneirismo na exploração de petróleo extrapesado em alto-mar.

Saiba mais sobre as tecnologias de reaproveitamento de água e geração de energia a partir de CO2.

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode